quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Comece 2012 com emprego novo

Existem 40 mil oportunidades em empresas privadas no País, além de mais de 50 mil vagas no setor público
Pedro Henrique Carvalho, iG São Paulo | 05/01/2012 05:00

Foto: José Dionísio / Fotomontagem iG

   Empresas oferecem mais de 40 mil vagas
Se você incluiu a mudança de emprego entre as resoluções de ano novo, uma boa notícia. Muitas empresas estão à procura de profissionais neste início de ano.
Só a Vagas Tecnologia, sistema utilizado pelo departamento de recursos humanos de 1.700 companhias privadas que atuam País, possui 40 mil oportunidades de emprego não preenchidas em seu banco de dados. No setor público, existem 62 mil vagas disponíveis entre as diversas esferas de governo e para profissionais de todos os níveis.

Leia também: Últimos dias para tentar concursos com salário de até R$ 23,8 mil

Em algumas áreas, a demanda por profissionais está mais aquecida, o que significa a possibilidade de melhores remunerações. Infraestrutura, tecnologia da informação, internet, comércio, petróleo e gás e mineração são alguns dos setores que possuem vagas em aberto.

A procura por engenheiros, em especial, é grande nas empresas devido aos investimentos que estão sendo feitos em infraestrutura para Copa do Mundo e Olimpíada e na exploração do petróleo do pré-sal. “Em engenharia, tudo que está ligado a bens de capital sob encomenda está em alta. Profissionais técnicos, especialistas de máquinas e manutenção de equipamentos de alto custo, alta precisão e alta tecnologia são os mais solicitados”, afirma Roberto Picino, diretor da Page Personnel, consultoria especializada em recrutamento e seleção.

Leia também:
 
Sobram vagas, mas profissionais qualificados procuram emprego

Analistas veem transmigração sem precedentes de profissionais de alto nível

“Também notamos um aumento na demanda de empresas de turismo e hotelaria, que visam os grandes eventos esportivos dos próximos anos, mas esse movimento deve se intensificar mesmo em 2013”, afirma Luís Testa, gerente de vendas da Vagas Tecnologia.

Segundo Picino, as turbulências no cenário econômico deixaram as empresas mais cautelosas na hora de contratar. “Os empregadores tendem a contratar com mais critério e menos pressa. Experiência e boa formação ainda são importantes, mas é cada vez mais necessário ter traços de comportamento favoráveis – como brilho nos olhos, proatividade, se sentir parte do negócio e ter facilidade de comunicação”, diz. “No geral, a perspectiva para 2012 é otimista.”

O mercado de construção, segundo ele, continua em alta, com foco em loteamentos e construção comercial. Os cargos mais demandados são técnicos e tecnólogos em edifiicações, especialmente os que ficam alocados em obras.
No setor de bens de consumo, profissionais responsáveis por planejamento de demanda (manutenção de estoques) se destacam, especialmente em indústrias e grandes varejistas. Compradores técnicos com foco no mercado mundial e bons conhecimentos sobre impostos também tem sido bastante demandados, afirma a Page Personnel.

Leia também: "Se melhorar, estraga", diz Mantega, sobre geração de empregos

O setor de tecnologia da informação, no qual o número de vagas cresce por volta de 6,5% ao ano, também deve contratar em 2012. O setor já emprega 1,2 milhão de pessoas no País, segundo a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de TI e Comunicação). “Nesse setor, quem tem uma formação adequada, tem emprego garantido”, diz Picino, diretor da Page Personnel. Só a Stefanini e a Totvs devem oferecer sozinhas o equivalente a 5% das vagas de todos os concursos públicos que serão realizados no Brasil em 2012.

VEJA ALGUMAS EMPRESAS QUE BUSCAM PROFISSIONAIS

1) Commodities, infraestrutura e indústria:
Foto: Agência Vale

Empregados da Vale trabalham no Terminal Ilha Guaíba, em Mangaratiba (RJ)

Vale - A mineradora pretende contratar 7.100 profissionais em 2012, sendo 4.500 no Brasil. Dentre estes, estarão 600 engenheiros e 1.500 técnicos, muitos dos quais sairão dos programas de formação de mão de obra da empresa. A empresa também prevê ampliar o número de vagas abertas para seu Programa de Formação Profissional, voltado para os níveis médio e técnico. Em 2012, a previsão é de que sejam abertas 3.300 vagas, 22% a mais que em 2011. No momento, a empresa tem 400 vagas em aberto para o programa em Minas Gerais. A Vale também prevê abrir vagas em suas especializações para engenheiros e geólogos. Trata-se de cursos de pós-graduação em mineração, ferrovia, porto e implantação de projetos de capital, que serviram de porta de entrada na empresa para mais de 300 engenheiros em 2011.As inscrições para o Programa de Estágio serão abertas em abril e setembro. A empresa ainda está definindo o número de vagas para 2012. No ano passado, foram abertas um total de 1.600 vagas.

EBX - O grupo do empresário Eike Batista tem cerca de 300 vagas de emprego abertas neste mês, para profissionais com ensino superior, técnico e médio. As oportunidades podem ser encontradas em todas as áreas em que o grupo atua, que incluem petróleo (OGX), energia (MPX), logística (LLX) e mineração (MMX).

Embraer - A fabricante brasileira de aeronaves, com ede em São José dos Campos, no estado de São Paulo, pretende contratar 200 engenheiros em 2012. Deste total, aproximadamente 100 vagas serão destinadas para o novo escritório de engenharia que será aberto em Minas Gerais, próximo a Belo Horizonte. Os profissionais serão contratados localmente e vão trabalhar no desenvolvimento de produtos.
 
2) Internet

Nova Pontocom – O braço de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar, que controla os sites do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, possui sete vagas em aberto para webdesigners. A empresa também está contratando profissionais para a área de TI e planejamento logístico e estratégico. Os interessados devem mandar e-mail para curriculo@novapontocom.com.br
 
Netshoes - A varejista online de calçados e artigos esportivos planeja abrir 128 vagas no primeiro trimestre deste ano. Do total, 104 são para a área operacional e 24 administrativas, em áreas como logística, marketing, relacionamento com o cliente, comercial, produção, recursos humanos, projetos e processos, TI, financeiro e fiscal e consultoria esportiva. Há ainda vagas que só são divulgadas pelo site da companhia, por exigirem perfil muito específico. Os interessados devem acessar a área “trabalhe conosco”, na área inferior do site da companhia.


3) Comércio

Grupo Pão de Açúcar – A maior varejista do País possui 1.500 vagas abertas na Grande São Paulo.  Todas são em lojas do grupo, que é dono das redes Pão de Açúcar, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia. Estão disponíveis cargos de liderança de loja, chefia de setor, operador de supermercados, operador de caixa, mercearia, fiscal de prevenção de perdas, balconista de drogaria, atendente de drogarias, frentista, vendedor de eletroeletrônicos, padeiro, confeiteiro, açougueiro e peixeiro.
Renner – Uma das três maiores redes de lojas de vestuário tem vagas abertas em duas cidades gaúchas, Erechim e Santa Maria. Em Erechim, elas são para os cargos de assistente de vendas, assistente de produtos financeiros, auxiliar de estoque e fiscal de loja, na unidade do centro da cidade. Em Santa Maria, a rede varejista de moda procura, além dos cargos citados acima, auxiliares de loja para trabalhar no Shopping Royal Plaza. Interessados nas vagas devem enviar e-mail para oportunidades@lojasrenner.com.br
 
4) Tecnologia da Informação
 
Stefanini – Uma das maiores empresas brasileiras de soluções tecnológicas deve contratar 2,5 mil pessoas no ano que começa, metade desse contingente no Brasil. A a outra metade, nos 28 países onde atua.

Totvs - A líder em softwares no Brasil e na América Latina busca profissionais como analistas de sistemas e analistas de negócios. “Contratamos cerca de 300 profissionais nos últimos seis meses e o planejamento é continuar nesse ritmo bom em 2012”, diz Alexandre Mafra, diretor de recursos humanos da empresa.
 5) Bancos 
 
Itaú - Em sua página na internet, o banco possui 184 postos abertos, em diversas áreas e em todo o País. O maior número de vagas é para atendente comercial e orientador de autoatendimento, mas há também postos nos ramos de crédito ao consumidor, empresas, jurídico, risco e finanças, seguros e tecnologia.
(Colaboraram Danielle Assalve, Dubes Sonego, Claudia Facchini, Aline Cury Zampieri e Olivia Alonso)